segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Voz do Mundo - 11ª edição - Especial!

Olá pessoal!
Mais uma vez é um prazer dividir com vocês mais uma edição do programa Voz do Mundo. E essa edição tem um sabor ainda mais especial, já que trouxemos pra vocês, um apanhado do que de melhor rolamos nos últimos dez programas.
O nosso critério de seleção, foi baseado em músicas que pregaram em nossas cabeças desde a primeira audição. Fique à vontade para concordar ou discordar de nossa lista.
Obrigado e até o próximo programa!



BLOCO 1

Cod. 80271 – City Of Dreams – Talking Heads
Cod. 80288 – Pictures of You – The Cure
Cod. 80453 – Vida que não para – Suzana Flag
Cod. 80460 – Kalifornia – Kashmir

Talking Heads foi uma banda musical surgida em Nova Iorque (EUA), no dia 8 de setembro de1974, entre os movimentospunk e new wave. Liderada pelo guitarrista e vocalista David Byrne, a banda ganhou notoriedade por fundir o rock com inúmeros ritmos, inclusive os africanos.
O líder, guitarrista e vocalista do Talking Heads (David Byrne) nasceu em Dumbarton, Escócia, no dia 14 de maio de 1952, e além do trabalho com o grupo, compôs trilhas para artistas como Twyla Tharp e Robert Wilson, nomes da dança e do drama respectivamente, além do filme “O Último Imperador” (de 1987, realizado por Bernardo Bertolucci) pelo qual ganhou um Oscar. Também dirigiu o filme “True Stories” (de 1986) e produziu diversos álbuns de música caribenha e brasileira (incluindo trabalho com Tom Zé e Margareth Menezes), notadamente “Rei Momo” (de1989) e um vídeo documentário sobre o candomblé chamado “The House of Life” (também de1989). O grupo Talking Heads existiu de 1977 até 1991. O Talking Heads fez a sua criação com a mistura do punk, rock, pop, funk, intelectualismo, e no final da carreira, com a world music.

O The Cure é uma banda de rock inglesa formada em 1976 em Crawley, Inglaterra.Robert Smith é o líder da banda e único elemento constante desde a sua formação, além de se manter responsável sozinho por sua direcção musical, sendo produtor, cantor, compositor e multi-instrumentista.
Aclamados no final dos anos 1980 e princípio da década seguinte, com diversos álbuns que alcançaram grande exposição e popularidade, passaram a ser negligenciados pela imprensa na segunda metade dos anos 1990. Com a chegada do novo século, a banda foi reconhecida mundialmente como uma das mais influentes do rock alternativomoderno. Várias canções dos The Cure tornaram-se sucesso nas rádios, tais como Just Like Heaven, Close To Me, ou Friday I'm in Love, com indicações e ganhos em prémios, e o grupo havia vendido até 2004 mais de 30 milhões de cópias no mundo todo, com 1.1 milhão de vendas certificadas somente no Reino Unido, sendo uma das bandas alternativas de maior sucesso da história. Em Outubro de 2008 a revista britânica NME anuncia a atribuição do prémio 'Godlike Genius' à banda, em forma de reconhecimento pela contribuição para a música alternativa e pela sua extraordinária carreira.

Era 2002 quando o Suzana Flag lançou de maneira totalmente independente o seu primeiro disco intitulado “Fanzine”, nome que representava bem o projeto que foi concretizado de maneira caseira e repassado para os amigos, que começaram a repassar para outros e espalhar o som da banda pelos cantos. Vinda de Castanhal, cidade próxima a capital do Estado do Pará, Belém, a sonoridade desse primeiro registro cativou pela simplicidade e qualidade com que as músicas iam aparecendo, constituindo uma camada pop inteligente e com boas letras e melodias. A banda virou referência no circuito alternativo de Belém que procurava se reerguer depois de alguns anos e foi peça fundamental para o que hoje se consolida em um cenário bastante diversificado e elogiado. Tendo praticamente todas as suas canções sido tocadas na Rádio Cultura, os degraus foram sendo ultrapassados, novas tiragens sendo providenciadas e a legião de fãs crescendo a cada show, sendo esse sucesso retratado em vários prêmios como o London Burning de Revelação em 2004, participação em diversos festivais no país afora como o Abril Pro Rock 2005, além de estar inclusa no tributo ao cantor Odair José lançado em 2006 junto com nomes como Pato Fu e Mundo Livre S/A. O reconhecimento da crítica e público vem pavimentando, desde então, o caminho da banda que agora se prepara para colocar o seu tão aguardado segundo disco no mercado em 2010. Algumas canções como “3D”, Hibrido” e “Postal” já foram disponibilizadas pela banda e tocadas em shows mais recentes, mostrando uma roupagem mais rock'n roll se adequando à sonoridade, com maior velocidade nos arranjos e mais guitarras sem perder no entanto a veia pop que se consolidara anteriormente e continua presente na doce voz da vocalista Susanne Mey. As influências da banda como Pixies e Cardigans ainda continuam presentes mais ganham uma embalagem powerpop que já se anunciava no primeiro disco, mas que aqui se apresenta com maior destaque e melhor produção. Para quem saiu literalmente do quintal de uma casa no interior e conquistou respeito se fazendo influenciar perante todo um então novo mercado que se abre e faz suas apostas, não é difícil imaginar que para o Suzana Flag nada pode ser considerado impossível. Olhando paras as pequenas obras primas pop que a banda proporciona com o seu trabalho, o futuro com certeza ainda reserva muita coisa boa pela frente.

Kashmir é uma banda de rock dinamarquês. A banda surgiu em 1991, quando Eistrup, Tunebjerg e Techau decidiram formar uma banda de heavy blues, com o nome de Nirvana. Algum tempo depois, quando a banda americana Nirvana começou a ter sucesso, eles mudaram então o nome para "Kashmir", isto graças à canção do Led Zeppelin. Gravaram três Álbuns com o qual conquistaram o público dinamarquês: Travelogue (1994), Cruzential (1996) e The Good Life (1999). Mas em 2001 que a "sorte" da banda mudou, com a inclusão definitiva do tecladista Henrik Lindstrand; Lançaram então o magnífico Zitilites (2003) que além de ser o Álbum que revelou a banda ao mundo, é também (considerado por muitos) um dos melhores discos de rock da primeira década do segundo milênio; Complexo e inteligente, com canções simples e poderosas, Zitilites rendeu a banda quatro premiações 'Melhor Banda Dinarmaquesa', 'Melhor Album Dinarmaquês de Rock', 'Melhor Video Dinarmaquês' por "Rocket Brothers" e 'Melhor Site' por Zitilites.; Lançaram 2 anos mais tarde o No Balance Palace (2005) no entanto, apesar de ser muito, muito bom, o álbum não conseguiu atingir a qualidade do anterior (este conta com a participação de Lou Reed recitando um poema de Eistrup "Black Building" e David Bowie, fazendo um dueto com Eistrup em "The Cynic").


BLOCO 2

Cod. 80441 – Acts of man – Midlake
Cod. 80447 – Cold Cold Night – Ceremony
Cod. 80441 – Two Weeks – Grizzly Bear
Cod. 80425 – Pappilon – Editors

Midlake foi formado na pequena cidade do Texas, quirky de Denton. Lá, os cinco músicos diligentes trabalharam para criar um som que era ao mesmo tempo agradável e próprio. Eles foram descobertos por Bella Union Records proprietário do Cocteau Twins baixista, Simon Raymonde. Simon se apaixonou profundamente pela banda, e juntos eles começaram a cultivar um relacionamento focado no compartilhamento de músicas do Midlake com o mundo. A banda trabalhou ininterruptamente, dia e noite para criar o que seria seu primeiro álbum, que é considerado por muitos, como um trabalho de visão incrível, talento, dedicação e excentricidade'.

O Ceremony é uma banda americana de Fredericksburg, Virginia. O estilo que a banda toca é conhecido como Shoegazer, Noise (muito e intenso) com bateria eletrônica, como na fase "Automatic" do Jesus & Mary Chaini. O Ceremony nasceu das cinzas do Skywave. A música Cold Cold Night é do disco Disappear de 2007. "Dissapear" é o segundo disco do Ceremony, lançado pela Safranin Sound.

Grizzly Bear é uma banda de rock indie. A banda emprega instrumentos tradicionais e eletrônicos. Seu som foi categorizada como pop psicodélico, folk rock e experimental, e é dominada pelo uso de guitarras acústicas e harmonias vocais. A banda é um dos poucos não-artistas eletrônico assinado a Warp Records.

Editors é uma banda britânica de rock indie com sede em Birmingham, formada em 2002. Anteriormente conhecida como Pilot, The Pride and Snowfield , a banda é composta por Tom Smith (vocais, guitarra, piano), Chris Urbanowicz (guitarra, sintetizador), Russell Leetch (baixo, vocais) e Ed Lay (bateria, percussão).
O Editors lançou até agora dois álbuns de estúdio de platina, vendendo mais de dois milhões de cópias em todo o mundo. Seu álbum de estréia The Back Room foi lançado em 2005. O álbum tinha sucessos como "Munich" e "Blood" e no ano seguinte recebeu uma indicação ao Mercury Prize. Seu segundo álbum An End Has A Start foi número 1 no UK Album Chart, em Junho de 2007, a banda ganhou uma indicação ao Brit Awards de melhor banda britânica. Também gerou um Top 10 hit single com o lançamento de "Smokers Outside the Hospital Doors".
Editors é considerado por muitos como a segunda maior banda britânica dessa década, atrás apenas do Arctic Monkeys, em uma avaliação realizada pelo jornal The Mail on Sunday. O som da banda é chamado de indie rock escuro e habitualmente a banda é comparada ao som de bandas como Echo & the Bunnymen, Joy Division, Interpol e U2. O terceiro álbum da banda, neste contexto e nesta noite, foi lançado em outubro de 2009.

BLOCO 3

Cod. 80415 – Primeiro de Agosto – Transmissor
Cod. 80387 – Norway – Beach House
Cod. 80384 – As perfeições do desastre – Solana
Cod. 80393 – High And Dry – Jorge Drexler

O Transmissor é uma banda de Belo Horizonte-MG. O som da banda junta rock contemporâneo com bossa-nova. O disco lançado no ano passado foi considerado pela mídia especializada, como um dos mais impressionantes discos brasileiros dos últimos anos.

Beach House é um grupo americano de American dream pop. A banda, na verdade é um duo pop de indie rock formada em 2004 em Baltimore, Maryland. Seu auto-intitulado álbum de estreia, Beach House, foi nomeado o melhor álbum de 2006 pelo site especializado em música indie Pitchfork Media.

Jorge Drexler (Montevidéu, 21 de setembro de 1964) é um cantor e compositor uruguaio, mais conhecido pela sua canção “Al otro lado del río”, a primeira música em espanhol a vencer o Oscar de melhor canção.

BLOCO 4

Cod. 80370 – Ahead Of Curve – Monsters of Folk
Cod. 80375 – Museu do Mundo – Último Número
Cod. 80345 – American Is not World – Morrissey
Cod. 80351 – Fake Empire – The National

Monsters of Folk é uma banda americana. A banda foi formada em 2004, quando os membros estavam em turnê com respectivas bandas e projetos solo.Depois de tocar em conjunto, tanto no palco e nos bastidores, eles começaram a trabalhar juntos em diversos materiais.

Nascido em 1985, em Belo Horizonte, e batizado com o título do último poema de Augusto dos Anjos, o grupo O Último Número foi inicialmente formado por Gato Jair (letras e voz), John Daniel (guitarra e violão), Paulo Horta (baixo) e Clôde Franco (bateria), que gravaram seu primeiro LP independente, "O strip-tease da alma", em 1986, disco lançado pelo selo Câmbio Negro, de BH. O segundo LP da banda, "Filme", de 1988, também independente e lançado pela Câmbio Negro, foi gravado por Gato Jair, Paulo Horta e Otávio Martins (guitarras e violões), Bob Faria (baixo) e Clôde.Os discos tiveram ótima recepção crítica e ótima acolhida do público, o que garantiu a realização de vários shows do grupo em BH, no interior de Minas, no Rio e em São Paulo. O grupo apresentou-se em locais como: Aeroanta, Circo voador, Garota de lpanema, Madame Satã, Sesc Pompéia, entre outros.

Steven Patrick Morrissey mais conhecido por Morrissey, (Manchester, Inglaterra, 22 de maiode 1959), é um cantor inglês.
Ficou conhecido por ser o vocalista da banda inglesa The Smiths. Quando a banda terminou em1987, Morrissey desenvolveu uma carreira solo bem sucedida e é um dos poucos artistas a ter músicas no Top 10 das paradas do Reino Unido em três décadas diferentes. É adepto dovegetarianismo e foi, principalmente durante o seu tempo nos The Smiths, assumidamentecelibatário, o que causou grande estranheza e curiosidade por parte da mídia e do público em geral .
Os concertos de Morrissey ficaram célebres devido ao número incrível de pessoas que constantemente invadiam o palco para poderem tocar no seu herói. Várias vezes os seus shows tiveram que ser interrompidos por causa da quantidade de invasores presentes no palco que tentavam agarrar o cantor. Hoje em dia, devido à segurança apertada, a frequência das invasões de palco é bastante baixa.
Morrissey é considerado uma das influências mais importantes da sua geração na música pop . Os seus detractores descrevem as suas obras como depressivas, mas os seus fans destacam o seu humor mordaz e sarcástico que usa nas referências a desgostos amorosos patentes nas suas canções.

The National é uma banda estadunidense de indie/rock internacional.
Nascidos originalmente no final dos anos 1990, em Ohio, nos Estados Unidos, mudaram-se para Nova Iorque e, depois do habitual período de apresentações ao vivo em pequenos espaços, gravaram o seu primeiro disco.
Se, durante alguns anos, tudo foi relativamente discreto – os álbuns “The National (2001)”, “Sad Songs For Dirty Lovers” (2003) e o EP “Cherry Tree” (2004) circularam num universo mais ou menos fechado de admiradores do género “indie-rock” –, em 2005, com o lançamento de “Alligator”, o terceiro álbum, tudo mudou. De grupo de culto só para uma mão-cheia de pessoas passaram a grupo de culto de uma imensa minoria. “Boxer”, editado no ano passado e que prossegue a linha dos discos anteriores, canções onde a voz de Matt Berninger sobressai e a melancolia é sempre doce, consolidou o grupo como um dos nomes pop-rock mais apetecidos do momento. À semelhança do que aconteceu com o registo anterior, a banda recebeu grandes críticas por parte da imprensa que não se cansou de elogiar o talento de Matt Berninger enquanto letrista e frontman da banda.
O primeiro registo da banda, homônimo, surgiu em 2001 através de uma edição de autor. Dois anos mais tarde chegou ao mercado “Sad Songs for Dirty Lovers” que preparou a banda para o grande sucesso alcançado em2005 com “Alligator” – um registo que foi considerado pela crítica especializada como o álbum do ano e que catapultou os The National para o estrelato. Depois da grande exposição mediática alcançada com “Alligator”, a banda entrou em digressão com o Arcade Fire mostrando ser uma das bandas norte-americanas em maior ascensão na Europa.


BLOCO 5

Cod. 80320 – Stereophonics – Mr. Writer
Cod. 80307 – Johnny Mathis – American Music Club
Cod. 80279 – Tudo Passa – Ártico Blue
Cod. 80302 – Islands – The XX

Stereophonics é uma banda criada em 1992, composta originalmente por Kelly Jones (vocal,guitarra, piano); Richard Jones (baixo); Stuart Cable (bateria). Originada em Cwmaman, País de Gales, a banda faz parte do cenario britpop. Eles começam a carreira em pequenos clubes, como uma banda cover adolescente. Em 2003, como os calendários da banda não batiam com seus compromissos paralelos, Stuart Cable sai do grupo[1], sendo substituído pelo argentinoJavier Weyler. Antes de definir Javier como novo baterista, em alguns shows o Stereophonics contaram com a presença de Steve Gorman, baterista da banda The Black Crowes.

American Music Club é uma banda de San Francisco liderada pelo cantor e compositor Mark Eitzel.
Apesar de ter nascido na Califórnia, Eitzel passou seus anos de formação em Okinawa, Taiwan, Grã-Bretanha e em Ohio, antes de retornar para a área da baía em 1981. Após um breve período, com as bandas The Cowboys (um único: "Supermarket" / "Teenage Life") e The Naked Skinnies (uma única) fundou a American Music Club, em San Francisco em 1982 com o guitarrista Scott Alexander, o baterista Greg Bonnell, baixo Brad Johnson. A banda passou por muitas mudanças de intergrantes antes de chegar a uma linha estável com Vudi na guitarra, Danny Pearson no baixo, Brad Johnson no teclado, e Matt Norelli na bateria. Esta formação iria mudar ao longo dos próximos anos, mas Eitzel sempre manteve o núcleo da banda em termos da sua voz, letras e foco temático com Vudi Pearson e Danny que o acompanha na guitarra e baixo.

Ártico Blue é o projeto de Armando Sato Turtelli e Daniela Kuhn.
O CD homônimo com 13 músicas foi lançado em Junho de 2004 pelo selo carioca Midsummer Madness.


BLOCO 6

Cod. 80264 – À flor da pele – Zeca Baleiro
Cod. 80232 – Young Folks – Peter, Bjorn & Jon
Cod. 80218 – Assinado Eu – Tiê
Cod. 80200 – Hard Sun – Eddie Vedder

Zeca Baleiro, nome artístico de José Ribamar Coelho Santos, (Arari, Maranhão, 11 de abril de 1966) é um cantor, compositor e músico brasileiro de MPB. Transferiu-se para São Pauloonde lançou sua carreira.
Zeca Baleiro canta, toca violão e já teve suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa,Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi, Rita Ribeiro, Renato Braz, Charlie Brown Jr, O Rappa e Babado Novo.

Peter Bjorn and John é uma banda de indie rock sueca, formada em Estocolmo em 1999. Os membros atuais são Peter Morén (vocais, guitarra, gaita de boca), Björn Yttling (vocais, baixo,teclados) e John Eriksson (bateria, percussão e vocais).
São mais conhecidos por seu single de 2006, Young Folks, que contou com a participação deVictoria Bergsman (do grupo The Concretes), e foi um sucesso nas paradas inglesas. Também foi nomeada a segunda melhor faixa de 2006 pela revista britânica NME, abaixo apenas de Over and Over, do Hot Chip.

Edward Louis Severson III (Evanston, 23 de Dezembro de 1964), mais conhecido comoEddie Vedder, é um cantor estadunidense. É vocalista da banda grunge Pearl Jam. Toca, também, guitarra e, ocasionalmente, ukulele e harmónica.
Eddie Vedder teve uma infância perturbadora, sabe-se que é filho de pais separados; sua mãe casou com um advogado, que adotou Eddie quando criança e assim passou a chamar-se Eddie Muller; mais tarde, após nova separação de sua mãe, mudou o seu nome para Eddie Vedder. Vedder teve apenas um encontro com o seu pai biológico, sendo que este lhe foi apresentado como um amigo da família que anos mais tarde morreu (só nesta altura Eddie -13 anos- descobriu a verdadeira identidade do pai; as músicas "Alive" e "Release" - do álbum Ten- descrevem a situação de Eddie Vedder).

Nenhum comentário:

Postar um comentário