segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

10ª edição!

Olá pessoal!
Como sempre, é um prazer dividir com vocês mais uma edição do programa Voz do Mundo. O programa desse domingo, como sempre, esteve calcado na variedade e grande diversidade de gêneros musicais. Trouxemos algumas coisas que já havíamos tocado em outros programas como os badalados Animal Collective e The XX, bem como outras novidades que conhecemos durante a última semana. Nem sempre, conseguimos ouvir com atenção tudo que encontramos, sendo assim, na maioria das vezes, o nosso processo de seleção vai pela sonoridade e empolgação despejado em um primeiro momento.
E como o programa já vai para sua 11ª edição, resolvemos presenteá-los com um especial do que rolou de melhor nas últimas 10 edições. Portanto, não vai ser fácil, mas tentaremos reunir as 23 músicas que foram destaque nas edições anteriores.
Estamos esperando a participação de vocês. Se por ventura quiserem participar do processo de seleção, o espaço está aberto, tanto aqui no blog, quanto no nosso twitter.

PS: Os releases, bem como as resenhas, foram retiradas de sites e blogs na internet.

Ouça o programa:

Um abraço!

BLOCO 1

Cod. 80452 – Massive Attack [feat. Hope Sandoval – Paradise Circus [2009]
Cod. 80453 – Suzana Flag – Vida que não para [2006]
Cod. 80454 – Thom Hell – One Step Up [2008]
Cod. 80455 – Radiohead – House Of Cards [2007]

Massive Attack - A música de Bristol, entenda isso como o Trip Hop, e seu principal representante, o Massive Attack, lança mais uma daquelas obras invejáveis. Robert Del Naja e Grant Marshall e seus pseudos, 3D e Daddy G, se confraternizaram com outros artistas e lançam Heligoland. Um contingente considerado é começar por Damon Albarn, Hope Sandoval, Guy Garvey do Elbow entre outros que ajudaram a dar outras facetas ao trip hop do Massive Attack.
A reunião de vários fatores determinaram nesse disco a variedade estática e consequentemente a alternância de adjetivos que giram entorno do Massive Attack. Dentre os mais excêntricos nomes relacionados a eles estão a surrealidade que suas melodias conseguem expressar e o minimalismo que engloba todos as linhas tênues que o Massive Attack andando intrínsecos.
Em Heligoland cada viagem que fazemos seguimos segmentos diferentes isso graças a expressividade que cada canção ganhou. Guy Garvey com seu timbre grave se comportou do modo mais futurista possÃvel na mais artificial das canções, 'Flat Of The Blade'. Que tal partilhar sentimentos tenebrosos em uma noite turva movida a tambores e viajar pelo impressionismo de toques assustadores de 'Pray For Rain'?! Heligoland ganhou frieza e seus toques ficaram mais densos numa adaptação tensa a voz rouca de Horace Andy em 'Splitting The Atom'.
Entrando num mundo mais contemporâneo e completamente industrializado Martina Topley-Bird enquadra o Massive Attack a uma área mais electro-pop em 'Psyche'. Preservaram o clima ameno e paralisante que o trip hop oferece na sua integra na faixa 'Paradise Circus' cantada por Hope Sandoval que te faz balançar a cabeça, de um lado para o outro, numa tentativa de acompanhar o estado psicótico mais profundo. Até o Damon se comportou direitinho em 'Saturday Come Slow' controlando sua voz entrando em concordância com os toques inconstantes e quietantes dos sintetizadores. Completando os estilos incorporados por eles, apresentaram também seu lado mais progressista com as guitarras mais diminutivas que pecorrem junto a ondas sintáticas na psicodélica 'Rush Minute'.
Heligoland é um disco com multiplas faces. Massive Attack enquadrou alguns estilos artisticos nas suas ondas sonoras hipnóticas fazendo viagens por outros segmentos musicais graças aos seus convidados o que tornou o disco mais atraente e decifrável.

Tributo a Odair José - Vou tirar Você desse lugar
O gênero brega deixou de passear no campo da pseudo-inteligência e já atingiu estado de moda. Que venham então os remakes, releituras e compilações, como esta Vou tirar você desse lugar, que inaugura o selo goiano Allegro, com bandas do cenário independente reapresentando, em clima rock e pop-chiclete, as músicas de Odair José.
O mesmo Odair que, em 1972, prometia tirar a meretriz da vida burlesca e chegava ao topo das paradas de sucesso. Sua prosa contemporânea que sofreu tanto com a ditadura quanto a construção de Chico Buarque, chega com novos arranjos de Paulo Miklos, Pato Fu e Zeca Baleiro. De apoio, nomes escondidos das cenas locais, com direito aos pernambucanos Mambojá, Mundo Livre S/A e Volver.
Ninguém quis ser brega no disco. Brincar com a área do verdadeiro Odair José seria um exagero. Todos deram uma assinatura muito forte nas músicas.
A introdução do disco é impecável. Com as versões de Suzana Flag, Pato Fu e Columbia, dando o tom certo de guitarras e vocais femininos para as músicas menos canastras do repertório de Odair. Conseguem até diminuir a presença do Titã Paulo Miklos, que começa os trabalhos com a música que dá título ao CD.

Thom Hell, (nascido em 19 de março de 1976) é um cantor e compositor norueguês. Seu nome de nascimento é Thomas Helland. Ele lançou dois EPs e três álbuns. Depois de usar sua banda "The Love Connection" sobre os dois primeiros álbuns e turnês seguintes, ele já formou uma nova banda de apoio dele como artista solo. Hell também contribui com a cantora e compositora norueguesa Marit Larsen album.

Radiohead é uma banda inglesa de rock alternativo, formada no ano de 1988[1] emOxford por Thom Yorke (vocais, guitarra, piano), Jonny Greenwood (guitarra), Ed O'Brien (guitarra), Colin Greenwood (baixo, sintetizador) e Phil Selway (bateria,percussão).
O Radiohead lançou seu primeiro single, "Creep", no ano de 1992 e seu primeiro álbum de estúdio, Pablo Honey, em 1993. Ainda que o single de "Creep" não tenha feito sucesso quando foi lançado, seu relançamento, no ano seguinte, fez da cançãoum hit internacional. A popularidade desta banda no Reino Unidoaumentou com o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, The Bends, em 1995. A textura atmosférica das guitarras e o falsete de Thom Yorke foram bastante aclamados porcríticos e fãs. Com o lançamento de OK Computer em 1997, o Radiohead ganhou fama mundial. Contando com um som bastante expansivo e temas sobre a alienação moderna, OK Computer é aclamado até hoje como um marco dos anos 90.
O lançamento de Kid A, em 2000, e de Amnesiac, em 2001, marcou o pico da popularidade do Radiohead, ainda que estes dois álbuns tenham tido opiniões controversas entre críticos e fãs. Este período marcou uma considerável mudança no som do Radiohead, com a banda incorporando elementos experimentais demúsica eletrônica e jazz em suas composições. Hail to the Thief (2003), sexto álbum de estúdio da banda, mesclou todos os estilos que a banda já empregou em sua carreira, como as guitarras distorcidas, música eletrônica e letras contemporâneas. Dando seqüência ao lançamento de Hail to the Thief, o Radiohead entrou em hiato, saiu de sua gravadora EMI e lançou seu sétimo álbum, In Rainbows, em 2007, por meio dedownload digital, pelo qual os compradores escolhiam o quanto queriam pagar.


BLOCO 2

Cod. 80456 – Wry – Beatriz [2009]
Cod. 80457 – The Magnetic Fields – You Must Be Out Of Your Mind [2009]
Cod. 80458 – Sondre Lerche – I Cannot Let You Go [2009]
Cod. 80459 – Hotel Avenida – Eu Não sou um bom lugar [2009]

Wry é uma banda brasileira de rock alternativo que debutou na cena independente em 1994 tocando no Festival Juntatribo II, em Campinas/SP e sob a influencia de bandas, tais comoThe Jesus and Mary Chain, My Bloody Valentine, Legião Urbana e U2, gravaram em fevereiro de 1995, a primeira demo-tape intitulada Morangoland e desde então vem fazendo shows pelo Brasil e Inglaterra e lançando álbuns, eps e vinis pelas gravadoras Monstro Discos do Brasil e ClubAC30 Records da Inglaterra.

The Magnetic Fields é a principal saída criativa do cantor e compositor Stephin Merritt. Enquanto o particular estilo musical da banda é geralmente tão maleável quanto songwriting Merritt, eles são geralmente atribuídos a pop gêneros e subgêneros: synthpop, indie pop, noise pop, e, mais recentemente, folk-pop.
No início da carreira da banda, o The Magnetic Fields foram caracterizados por instrumentos sintetizados por Merritt com vocais fornecidos por Susan Anway (e depois por Stephin Merrit). A banda é reconhecida por letras muitas vezes sobre o amor, que são irônicas, amargas, e bem-humoradas. Sua obra mais conhecida é provavelmente o elogiado álbum de 1999 três conceito de volume 69 Love Songs. Ela foi seguida nos anos seguintes por um "não-synth" trilogia: I (2004), Distortion (2008), and the upcoming Realism (2010).

Sondre Lerche (5 de setembro de 1982) é um cantor e compositor norueguês. Que possui 6 álbuns e 9 eps.

Com pouco mais de 2 anos de existência, Hotel Avenida começou a colher frutos cedo.
A banda é formada por Giancarlo Rufatto, que mantinha uma carreira solo até então, e por Ivan Santos, que fazia parte da banda OAEOZ. O primeiro EP surgiu através de arranjos feitos à distância. Com tão pouco tempo de existência já fizeram participações no programa Bastidores do Multishow, falando sobre viver na independência, e uma gravação no Acústico Mundo Livre.


BLOCO 3

Cod. 80460 – Kashmir – Kalifornia [2005]
Cod. 80461 – Eulogies – One Man [2007]
Cod. 80462 – The Cult - Indian [1991]
Cod. 80463 – Jack Johson – Hope [2008]

Kashmir é uma banda de rock dinamarquês. A banda surgiu em 1991, quando Eistrup, Tunebjerg e Techau decidiram formar uma banda de heavy blues, com o nome de Nirvana. Algum tempo depois, quando a banda americana Nirvana começou a ter sucesso, eles mudaram então o nome para "Kashmir", isto graças à canção do Led Zeppelin. Gravaram três Álbuns com o qual conquistaram o público dinamarquês: Travelogue (1994), Cruzential (1996) e The Good Life (1999). Mas em 2001 que a "sorte" da banda mudou, com a inclusão definitiva do tecladista Henrik Lindstrand; Lançaram então o magnífico Zitilites (2003) que além de ser o Álbum que revelou a banda ao mundo, é também (considerado por muitos) um dos melhores discos de rock da primeira década do segundo milênio; Complexo e inteligente, com canções simples e poderosas, Zitilites rendeu a banda quatro premiações 'Melhor Banda Dinarmaquesa', 'Melhor Album Dinarmaquês de Rock', 'Melhor Video Dinarmaquês' por "Rocket Brothers" e 'Melhor Site' por Zitilites.; Lançaram 2 anos mais tarde o No Balance Palace (2005) no entanto, apesar de ser muito, muito bom, o álbum não conseguiu atingir a qualidade do anterior (este conta com a participação de Lou Reed recitando um poema de Eistrup "Black Building" e David Bowie, fazendo um dueto com Eistrup em "The Cynic").

Eulogies, nasceu há cerca de 3 anos, em Los Angeles, California. O grupo é composto por Peter Walker (guitarra, vocal, teclados); Deloian Garrett (baixo, backing vocals); Drew Phillips (Guitarra) e Chris Reynolds (bateria). O Eulogies faz um som indie-rock melódico com toques alt-country (estilo Stars, Travis...). Seu primeiro disco homônimo foi lançado em Setembro de 2007, contaram com produtor John Goodmanson (Blonde Redhead, Nada Surf); Em Abril de 2009 lançaram seu segundo trabalho "Here anonymous"; Inicialmente "Here anonymous" surge como um álbum indie agradável, mas em pouco tempo vocais cativado pelas canções enganadoramente simples, vestidas de um belo instrumental e ao tão suave vocal de Walker. Eulogies serve como uma prévia refrescante à realidade "estagnada" do rock 'n roll atual.

The Cult é uma banda de hard rock alternativo/rock gótico, formada em Yorkshire, Inglaterra, em 1984, por ex-membros das bandas Southern Death Cult, Theatre Of Hate e posteriormenteDeath Cult. A banda possui 8 álbuns lançados.

Jack Johnson nasceu em Honolulu, Havaí, 18 de maio de 1975 e cresceu na Baía Norte de Oahu, Havaí, atualmente vive em Haleiwa (EUA,Hawaí) aprendeu a tocar violão aos 14 anos de idade, começou tocando músicas do Metallica (One) e de Cat Stevens (Father and Son). Antes de lançar o álbum Brushfire Fairytales fazia filmes de surf.
Jack se aproximou mais da música aos 17 anos, quando ao participar de uma competição de surfe, sofreu um acidente que o deixou 90 dias parado. Durante esse período, começou a compor influenciado por ídolos como Bob Marley.
Foi estudar cinema na Califórnia aos 18 anos, não queria ser um profissional do surfe, por isso decidiu estudar cinema, ideia que lhe rendeu um documentário (Thicker than water), dirigido por Jack, gravado a partir de uma aventura ao redor do mundo com amigos, documentário aquele que em 1997 ganhou o título de documentário do ano pela revista Surfer.
Jack Johnson ainda fez mais 2 documentários, ambos também sobre surf: A Broken Down Melody e September Sessions. O próprio Jack compôs as trilhas sonoras dos documentários. Incentivado por amigos como Ben Harper que o indicou para uma grande gravadora, Jack Johnson gravou seu primeiro CD, 'Brushfire Fairytales' em 2001 a partir daí ganhou grande notoriedade a nível mundial, por esse motivo Ben Harper é também considerado como o "Padrinho" de Jack Johnson. Em 2003, lançou seu segundo CD, 'On And On'. Em 2005, Jack Johnson alcançou o topo de sua carreira com o lançamento de seu terceiro CD, 'In Between Dreams', onde conquistou o 2° lugar no Top 200 da revista Billboard.
In Between Dreams e todos os discos posteriores foram gravados não mais pela Universal Records, mais pela sua própria gravadora, A Brushfire Records gravando CD's de vários amigos como Matt Costa, G.Love e Ben Harper.
Em 2006, Jack Johnson lançou seu quarto CD, "Sing-A-longs and Lullabies for the Film: Curious George". O CD é a trilha sonora do filme de animação 'Curious George', na qual Jack compôs. O CD tem participação de amigos, como Ben Harper, Matt Costa e G. Love. A música que tem feito mais sucesso se chama "Upside Down".
No dia 4 de Fevereiro de 2008, Jack Johnson lançou o quinto CD de sua carreira, Sleep Through The Static, onde ele toca músicas dedicadas especialmente à família e amigos mais próximos.
Atualmente, toca junto com Adam Topol e Merlo.
Sua música é influenciada por artistas como Nick Drake, The Beatles, Rolling Stones, Sex Pistols,Jimi Hendrix, Tribe Called Quest, Bob Dylan, Ben Harper, Radiohead, G. Love and Special Sauce, Otis Redding, Neil Young, Bob Marley, Tom Curren, Kurosawa, Sublime e outros.


BLOCO 4

Cod. 80464 – Good Shoes – Everything You Do [2010]
Cod. 80465 – Metric – Twilight Galaxy [2009]
Cod. 80466 – Sabonetes – Nanana [2009]
Cod. 80467 – The XX – Shelter [2009]

O Good Shoes foi formado pelo vocalista Rhys Jones e o guitarrista Steve Leach que muitas vezes escreveu e tocou a música em conjunto, como um hobby. Rhys e Steve apareceram como um duo, com o nome Good Shoes para tocarem em um evento de caridade em prol de um amigo (Tom-Fest) em um local em Kingston chamado The Peel, no início de Janeiro de 2004. Eventualmente, eles decidiram formalizar o seu hobby em uma banda totalmente desenvolvido, trazendo irmão Rhys, Tom e depois Joel Cox (que era amigo de Rhys e Steve do ensino secundário - Finsbury Park High School).

Metric
É uma banda canadense de New Wave / indie rock. Originalmente formada em 1998 na cidade de Nova York, porém atuante em Toronto, Ontário (Canadá). A banda é constituida pela vocalista Emily Haines (vocal e sintetizadores), guitarrista James Shaw, baixista e baterista Josh Winstead Joules Scott-Key. Seu primeiro álbum foi "Old World Underground, Where Are You Now?" lançado em 2003; o segundo trabalho foi o "Live it Out" lançado em 4 de outubro de 2005 e indicado para o Polaris Music Prize de 2006 para a categoria de melhor álbum canadense do ano, obteve também uma indicação de melhor álbum no Juno Awards (Premiação Canadense); e por último lançaram o "Grow Up and Blow Away" em 2007. Emily Haines e James Shaw também já tocou com o grupo "Broken Social Scene", Haines também participou como convidada nos álbums de Stars. KC Accidental, Delerium, The Stills, e Jason Collett.

SABONETES
O que o Sabonetes, banda curitibana, tem em comum com a grande maioria das bandas da cena alternativa brasileira, cito: Cachorro Grande, Dissonantes, Relespública...? Basta ouvir a primeira música do álbum auto-intitulado de 2010 para rapidamente vir na sua mente a seguinte conclusão: uma banda que, sem dúvida, inspira-se em bandas de rock internacional, um The Strokes, por exemplo, e que se afogam em sentimentos românticos das canções sendo isso um lado bem brasileiro.
Para tanto as guitarras se encontram em estados diferentes dependendo do teor de cada canção: hora mais agressivas, hora animadas, hora soam com uma pitada de sentimentalismo protuberente, um pouco mais melosas, se adequando perfeitamente a letra e ao conjunto da melodia. 'Hotel' é um retrato-falado e sonoro de uma boa balada no melhor estilo pop rock brasileiro. Seguir nesse ritmo é vantajoso e é como unir o útil ao agradável.
A composição estática é consideravelmente oscilante entre estilos. 'Nanana' é aquela apontada no inicio desse texto a mais strokiana de todas com as guitarras distorcidas bem no estilo garage.

The Xx é uma banda do sudoeste de Londres, Inglaterra, formada em 2005. Inicialmente constituído por quatro jovens de 20 anos, eles se encontraram na Elliott School. A banda alcançou enorme sucesso e figurou na 6ª posição dos top 50 da Revista New Musical Express. O álbum de estreia que leva o nome da banda, foi lançado pela Young Turks Records em 17 de agosto de 2009. Embora a banda tenha trabalhado inicialmente com outras duas gravadoras. O disco foi produzido pela própria banda e mixado por Jamie Smith e McDonald Rodaidh – nomes fortes da cena Indie. Eles gravaram o álbum em uma pequena garagem que fazia parte dos estúdios XL, muitas vezes, à noite, o que contribuiu para a natureza, elegante whispery do álbum. A banda já excursionou com The Big Pink e Micachu. O single "Crystalised" foi apresentado no iTunes (Reino Unido) como o único da semana, a partir de 18 de agosto de 2009. Sua canção "Intro" também está sendo usada em um comercial de promoção para a série Cold Case e Law & Order por uma rede de televisão holandesa.
Em 11 de Novembro de 2009, foi confirmada a saída do tecladista Baria Qureshi, depois que este deixou de tocar em vários shows, alegando cansaço. A banda decidiu não procurar outro tecladista e seguir apenas como um trio.


BLOCO 5

Cod. 80468 – Ronei Jorge & Os Ladrões de Bicicleta – Coragem [2009]
Cod. 80469 – Guster – Satellite [2006]
Cod. 80470 – Animal Collective – My Girls [2009]
Cod. 80471 – Suede – Still Life [1994]

Juntos desde 2003, Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta trazem um som a um tempo introspectivo e vibrante, tendo como base as canções curtas e diretas de Ronei Jorge. Ronei (vocal e guitarra) é acompanhado pelos Ladrões de Bicicleta Edson Rosa (guitarra), Sergio Kopinski (baixo) e Mauricio Pedrão (bateria). O som mescla influências da canção pop brasileira ao vigor do rock. Em abril de 2004 lançaram o EP A Dois (produzido por Gilberto Monte e distribuído pelo selo bigbross).

Guster é uma banda de rock alternativo norte-americana e é conhecida por suas performances ao vivo, humor, e na sequência de culto. A banda foi formada por Adam Gardner, Ryan Miller, e Rosenworcel Brian, em 1991, enquanto participava de Tufts University, em Medford, Massachusetts. Os membros se reuniram durante o programa de calouros de Orientação Wilderness em agosto de 1991, jogando juntos publicamente como um trio, dois meses depois na casa de café Midnight Cafe conjunto na área comum do dormitório Hall Lewis. Enquanto freqüentava Tufts, a banda viveu em 139 College Avenue, em Somerville, MA.
A banda ficou "underground" nos seus dois primeiros álbuns completos, Parachute (1994) e Goldfly (1997), mas invadiu o cenário musical em 1999 com seu terceiro álbum de estúdio Lost and Gone Forever, com a única canção "Fa Fa ", que foi parar na Adult Top 40.

Animal Collective é uma banda norte-americana experimental originária de Baltimore,Maryland. Apesar de sua música ser considerada uma mistura de psicodelia e folk, seus álbuns abordam uma grande variedade de estilos e ideias, dificultando sua categorização. Alguns álbuns do Animal Collective não contam com a participação de todos os seus membros.
O grupo adotou o nome Animal Collective a partir do quarto álbum, Here Comes the Indian, com a entrada de Deakin. Desde então eles reúnem-se em Nova Iorque para trabalhar, já que os seus membros residem, atualmente, em diferentes países.


BLOCO 6

Cod. 80472 – Get Well Soon – Seneca's Silence [2010]
Cod. 80473 – Poesie Noire – No Beach [1990]
Cod. 80474 – Momo – Preciso ser pedra [2009]


Guet Well Son por trás da banda, se encontra Konstantin Gropper, um jovem talento alemão de 23 anos, que reside em Berlim, e que há três anos criou sua primeira obra musical, intitulada “Rest Now, Weary Head! You Will Get Well Soon” (2008). Gropper gravou o disco com o apoio de sua irmã nos vocais. Ele também é o produtor e diretor artístico da obra, que é inundada de drama/pop. Vai do folk ao eletronico, do post-rock ao soul, do Post-rock ao tango, com excessos de partes de ópera (operásticos) e um toque medieval. Conta com sons tão diversos como banjos, trompetas, acordeões, sons eletrônicos e instrumentos de vento (deve ser tipo aqueles sininhos de que balançam no vento)


Nenhum comentário:

Postar um comentário